top of page

Imagine Peace



“A construção da Paz começa na aceitação das diferentes formas que o impacto emocional da guerra e da violência assume nas nossas vidas – nas vidas de todos os cidadãos – ucranianos, portugueses, russos ou de qualquer outra nacionalidade. Na forma como respeitamos a diversidade e os direitos humanos, na forma como cuidamos de nós e dos outros em momentos de adversidade e na forma como nos envolvemos e mobilizamos para a resolução não violenta de (eventuais) conflitos.”


Retirado do documento elaborado pela Ordem Dos Psicólogos denominado “A GUERRA AFECTA-NOS A TODOS. Gerir emoções e sentimentos em situação de crise”. Ver documento completo em: opp_aguerraafecta_nosatodos.pdf (ordemdospsicologos.pt)


Aconselho a leitura atenta deste documento que contém algumas estratégias de como podemos lidar com o que estamos a sentir:

"> Aceitar as nossas emoções e sentimentos. É totalmente natural sentirmos muitas emoções e sentimentos diferentes. É perfeitamente razoável chorar, se sentirmos vontade de o fazer (muitas vezes, até nos sentimos mais aliviados depois). Podemos experimentar todos estes sentimentos e saber que está tudo bem em expressá-los de alguma forma. Também é natural que o nosso humor e motivação possam flutuar. > Utilizar estratégias de gestão da ansiedade e do stresse. > Limitar a nossa exposição a notícias. Não conseguimos controlar o que se está a passar na Ucrânia (...)Pesquisar sistematicamente sobre este tema, pode aumentar a ansiedade e o medo. Devemos limitar o nosso consumo de notícias sobre o assunto – desligando a televisão, as notificações do telemóvel e controlando o tempo que passamos nas redes sociais. Consultar as notícias uma ou duas vezes por dia é o suficiente para nos mantermos duas vezes por dia é o suficiente para nos mantermos informados (...) > Consultar fontes credíveis de informação e combater a desinformação. > Evitar estereótipos. > Manter uma rotina. As nossas rotinas podem ajudar-nos a aumentar os nossos sentimentos de segurança e previsibilidade. > Continuar a desenvolver a nossa resiliência. É importante acreditar na nossa capacidade para lidar com mais esta situação desafiante. (Ver doc completo em OPP)"

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page