top of page

Consulta Psicológica de Jovens e Adultos: Espaço de Co-criação

Atualizado: 12 de set. de 2020

A consulta psicológica de jovens e adultos é um espaço de co-criação conjunta, que proporciona a análise intencional, reflexão e exploração de emoções, pensamentos e comportamentos a partir de experiências pessoais vivenciadas em diferentes contextos ou através de acontecimentos de vida.

Situamo-nos numa abordagem desenvolvimentista, construtivista e ecológica do desenvolvimento humano: -Desenvolvimentista uma vez que diz respeito aos processos subjacentes às variações e mudanças do funcionamento humano, nomeadamente psicológico, ao longo do ciclo de vida. -Construtivista porque a construção de significados é a base da identidade e é através de um processo evolutivo de construção dos mesmos que cada pessoa cria a sua própria visão do mundo. - Ecológica para sublinhar a importância da interação entre as pessoas e os múltiplos contextos onde estão inseridas (familiar, profissional, empresas, grupos, comunidades...).

A construção de um significado pessoal da realidade e da elaboração e realização de projetos de ação transformadores dessa mesma realidade pode surgir através do questionamento, abertura à mudança, ressignificação emocional, identificação, autorevelação, equilibração, entre outros processos psicológicos, sendo a consulta psicológica um espaço privilegiado para refletir de forma estruturada sobre as suas próprias emoções, ideias e opiniões, explorar aspetos relativos ao auto e heteroconhecimento, pontos fortes e fracos, gostos e preferências pessoais e dar apoio em diferentes escolhas.

A integração de diferentes aspectos através de estratégias de ação-reflexão-avaliação pode levar ao desenvolvimento de novas formas de auto-organização mais complexas e integradas.


Áreas de Intervenção da Consulta Psicológica de Jovens e Adultos:

- Perturbações de ansiedade e depressão; - Situações de doença aguda; - Problemas de relacionamento interpessoal; - Transições de vida (gravidez, casamento, recasamento, divórcio, luto, reforma...); - Reorientação de projetos de vida e decisões de carreira; - Dificuldades na adaptação escolar/profissional; - Apoio na gestão do stress e prevenção e burnout.

Mais info: www.sofiasantosrodrigues.com Tlm: +351 939371354


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page