top of page

A função das lágrimas e do choro.



A função das lágrimas e do choro.


As lágrimas podem revelar a necessidade de pedir ajuda emocional, de aliviar tensão, de compaixão ou empatia (uma vez sintonizado com a dor do outro) e/ou de saber lidar com a perda...


O choro, uma reação natural e universal, é um processo fisiológico de libertação de excesso de hormonas responsáveis pelo stress. O nosso organismo pode ter necessidade de as libertar através do choro, uma vez que se as mantiver internamente, podem tornar-se tóxicas.


Puigarnau (2014/2023) reforça que pessoas que se encontram constantemente sobre stress acabam com graves problemas fisiológicos e mentais e ajudar a libertá-lo pode ser uma das funções fisiológicas, sociais e emocionais do choro. Esta autora e psicoterapeuta salienta que as hormonas responsáveis pelo stress têm a função de preparar o corpo para uma situação ameaçadora, de modo que os recursos pessoais possam ser ativados e concentrados de uma forma eficaz (…). As lágrimas ajudam-nos a responder com cuidado às situações, seja fugir, enfrentar uma situação com mais capacidades, ou por exemplo, tomar uma decisão rápida que nos salve a vida (…).


No seu livro “A mensagem das lágrimas" (2014) reforça que “chorar não tem efeitos secundários adversos, muito pelo contrário: liberta tensão excessiva, baixa a pressão arterial, produz relaxamento muscular e tem um efeito sedativo e antidepressivo….(…).”; “As lágrimas vertidas pelos nossos entes queridos que estão ausentes são o sinal da nossa humanidade, representam um amor que perdura, de uma tristeza que não queremos esquecer”. Realça que “as lágrimas são portadoras de mensagens essenciais no nosso luto” e “a expressão do choro tem a qualidade de dissipar o véu do nosso mundo interior”.


Sejam lágrimas de alegria, de tristeza, de dor ou compassivas as que partilhamos…dotar de significado das lágrimas, reconhecendo as emoções subjacentes, pode ser muito poderoso, libertador e benéfico ao nível do desenvolvimento psicológico.


Se precisar de mais informações ligue 939371354 ou através de www.sofiasantosrodrigues.com.



Payas, A. (2014). El mensaje de las lágrimas. Una guía para superar la pérdida de un ser. Barcelona: Paidós.


Foto de Kato Blackmore na Unsplash

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page