Construímos a nossa rede, mas, muitas vezes, temos de a desemaranhar. Em dias de tempestade ou com mais vagar pode ser o momento apropriado de ficar a consertar as redes.
Um fio em si tem pouca consistência. Um conjunto de fios juntos tornam-se mais resistentes e fortes. Cada fio pode simbolizar uma área da vida (família, trabalho, relações) ou uma pessoa específica (mãe, filho…).
Uma rede forte de apoio beneficia todos, mas muitas vezes temos nós, cada um, de fazer o seu trabalho individual de desatar alguns nós que estão na nossa vida. Torna-se positivo para o crescimento individual e traz frutos para a comunidade envolvente.
Sucessivamente, não conseguimos medir o impacto ou influência que determinados acontecimentos e pessoas têm em nós. Às vezes, não sabemos porque nos sentimos mais tristes e, de repente, está à espreita uma tristeza mais profunda. Não identificamos a causa, mas podemos explorar sentimentos, pensamentos e atitudes até termos algum insight ou compreensão sobre o assunto. Podemos conhecer melhor os fios que nos tecem, acrescentar (com mais ferramentas psicológicas) ou retirar alguns fios, porque, alguns, por serem muito finos, desequilibram a consistência.
O processo de consulta psicológica é um espaço seguro que apoia na criação de redes mais saudáveis, possibilitando, ao longo do tempo, um aumento de confiança e bem-estar. Pode ser ocasião de desemaranhar alguns nós que persistem e enredam a nossa vida.
Comments