
Sente-se ansioso? É normal…
Sente medo de sair de casa? É normal…
Sente muita angústia e incerteza em relação aos seus familiares e amigos? É normal…
A situação que vivemos é totalmente nova, as notícias deixam-nos todos os dias inquietos, mostrando a complexidade da situação que nos bate à porta. As nossas emoções estão mais ativadas: amor, raiva, dor, perda de controle…
Num primeiro passo, será importante aceitar a realidade como ela é, tentando colaborar e fazer parte da solução. Confiar também nas suas competências de resiliência e superação, sabendo que todos temos uma imensa capacidade de adaptação. Procurar diferentes estratégias como exercícios de relaxamento e autoanálise ou recordar formas de como conseguiu no passado superar situações difíceis ou de como superou situações de ansiedade e/ou tensão...
Somos sensíveis à realidade que nos rodeia e temos o poder de responder a essa realidade de uma determinada forma, de acordo com a nossa consciência crítica. Temos o poder de ganhar mestria nas nossas vidas e de agir utilizando as ferramentas necessárias para a autoregulação das nossas emoções.
A pandemia do covid-19 está a restringir as nossas vidas, mas temos de ganhar coragem, continuar a aprender e a procurar novas e criativas formas de superar esta situação frustrante.
Se percecionar que os seus sentimentos de ansiedade, angústia ou inquietação são persistentes e se estiverem a impedi-lo de manter as suas rotinas diárias, procure ajuda de um psicólogo/a, de um psiquiatra ou ligue para o SNS24 (número: 808 24 24 24) ou para a linha SOS Voz Amiga (21 354 45 45 / 91 280 26 69 – diariamente das 16 às 24h) vocacionada para ajuda na solidão, angústia, desespero e prevenção do suicídio.
Se precisar dos nossos serviços, não hesite em contactar.
Para mais informações acerca dos nossos serviços de psicologia ligue +351 939371354 ou consulte o site www.sofiasantosrodrigues.com
Bom Domingo.
Comments