top of page

Recomeçar Setembro com significado


Recomeçar Setembro com significado.


Setembro é um mês de recriação, de recomeço, de resignificação…


A construção de significados é a base da identidade e é através de um processo evolutivo de construção dos mesmos que cada pessoa cria a sua própria visão do mundo.


A interação dialética e relacional em diferentes contextos, experiências e vivências propiciam (re)criações de significado. Os processos dinâmicos de desenvolvimento possuem ritmos e intensidades diferenciados, suscitam processos psicológicos distintos, podendo refletir uma mudança de estrutura psicológica ou estatuto psicossocial.


O sentido da vida, o significado atribuído às diferentes esferas da existência pode, numa sociedade em mudança e de contrastes, ser um pilar essencial para superar obstáculos e adversidades. Este processo (infinito) é, simultaneamente, uma oportunidade e um privilégio.


É um caminho em progresso nas possibilidades e preciosidades da vida humana em que as lutas, o sofrimento, os fracassos, assim como os triunfos e as vitórias podem ser resignificados e recriados.


Considera-se que o contexto de relação de apoio psicoterapêutica será uma oportunidade de reflexão sistemática e criteriosa sobre as experiências vividas, sendo que significados que cada um vai produzindo variam conforme a qualidade das experiências e interações e do contexto social em que ocorrem (Menezes, 1999).


Que significado dou a este recomeço?


O apoio psicológico pode ser uma oportunidade de desenvolvimento?


Que pensamentos e ações conduzem o arranque deste novo mês?

Bom recomeço!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page