top of page

Processos de atenção



Processos de atenção


Os circuitos de atenção regulam os processos de atenção, existindo dois principais circuitos:


1) O circuito “orientador” da atenção, que está relacionado com a capacidade de passar de um estímulo para outro (quando direcionamos o nosso foco de atenção numa conversa para outro alvo, como por exemplo, passar do que está a ser dito por uma pessoa para ouvir outra pessoa). Este circuito de atenção divide-se em duas vertentes: voluntário/intencional (circuito top-down, seleção ativa do estímulo do indivíduo) ou involuntário/reflexa (circuito bottom-up, essa seção é ativada por estímulos sensoriais externos, sendo mais ativada consoante o contraste e/ou a novidade).


2) O circuito “executivo” da atenção, que nos permite ficar num determinado período de tempo na mesma tarefa (ignorando os estímulos distratores). Neste circuito existem duas vertentes: a manutenção da atenção e o controlo inibitório.


Estes circuitos são fundamentais na aprendizagem consciente e tem influência na regulação cognitiva e emocional da atenção.


Pessoas com transtornos de ansiedade, hiperatividade e défice de atenção podem ter estes circuitos alterados, assim como alterações no sono devido a modificações nos níveis de vigilância e alerta.


--

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page