top of page

Orientação Vocacional ao Longo da Vida

Atualizado: 12 de set. de 2020

A intervenção psicológica de orientação vocacional é palco da (re)construção de projetos ao longo da vida, procurando-se refletir e explorar a multiplicidade de significados e fatores que se conjugam na configuração de uma escolha. A construção de um projeto pessoal e vocacional assume uma grande relevância na promoção do desenvolvimento psicológico global.

Direcionada a jovens promove o processo de desenvolvimento da sua identidade e da criação de um projeto de vida com a inclusão de diferentes dimensões - pessoal, social, vocacional, crítica e criativa, promovendo a reflexão das escolhas que se deparam ao longo do seu percurso escolar, académico e/ou profissional.

Visa, entre outros objetivos, promover um maior auto e heteroconhecimento, a orientação para a ação e a preparação para a implementação do investimento. Através da exploração, investimento e integração de variáveis pessoais e profissionais significativas podem-se (re)desenhar vários projetos vocacionais.

Desenvolver a competência de projetar a vida é um processo ao longo da vida, sendo um caminho a construir consoante as condições individuais e contextuais, resultado de várias tomadas de decisão ao longo das diferentes etapas da vida.

“Orientar-se” não é apenas para as grandes escolhas educacionais e profissionais, mas também para a criação de condições para a tomada de decisão em qualquer momento da vida, sendo especialmente importante em fases de transição (gravidez, mudança de ciclo, ingresso no ensino superior, transição para o mercado de trabalho, desemprego, reforma).


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page