top of page

Psicologia Vocacional e Cinema



O diálogo entre a psicologia vocacional e o cinema é, só por si, um diálogo enriquecedor e transformador.


Quer a orientação vocacional, quer o cinema proporcionam experiências exploratórias, que nos podem fazer experimentar novos papéis e novas atividades.


A orientação vocacional preocupa-se com os eixos passado, presente e futuro com vista à (re)construir o passado, viver o presente, projetar o futuro, o filme é “uma ferramenta da modernidade que liberta o espectador das limitações do espaço físico, lançando-o rumo a outras dimensões temporais” (Friedberg, 2002).


A orientação vocacional visa a transformação do investimento pela construção de um novo equilíbrio entre desejos pessoais, exigências, oportunidades e influências ecológicas. Incentiva a identificação de valores, interesses, competências e a partilha de aspectos da vida pessoal, quer seja acontecimentos, situações, formas de conhecimento de si e do outro. O cinema pode ajudar nesta construção, na identificação e autorrevelação e, consequentemente, na reconstrução do investimento.


Ambos dão importância à simbolização como construtora de um sentido mais amplo. Podem conduzir a “insights” acerca de si ou do mundo, ou seja, adquirir a compreensão de perspetivas alternativas de um acontecimento, ocorrência, situação, problema/tema, motivos e/ou comportamentos da forma de atuação e/ou sentimento.

Caso precise de ajuda ou mais informações não hesite em contactar: +351 939371354.

Áreas de Intervenção:

-Acompanhamento da Gravidez e Primeira Infância

-Consulta Psicológica de Adolescentes

-Consulta Psicológica de Jovens e Adultos

-Orientação Vocacional ao Longo da Vida

-Aconselhamento e Gestão de Carreira

-Consultadoria de Educadores, de Professores e Pais

Friedberg, A. (2002). Urban mobility and cinematic visuality: the screens of Los Angeles - endless cinema or private telematics. Journal of Visual Culture, 1(2), 183- 204.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page