"Ter esperança e manter-me ocupado/a" ("Hope and Keep Busy") é, sem dúvida, uma frase que me acompanha desde que a minha tia Beth, sempre tão atenciosa, foi a nossa guia durante a visita a casa das "Mulherzinhas" em Concord/Massachusetts e partilhou o seu conhecimento e paixão pela história daquele lugar.
Louisa May Alcott viveu na guerra civil americana e experimentou várias dificuldades familiares, pessoais e financeiras nessa época. Na sua obra "Mulherzinhas" (ou "Little Women"), L.M. Alcott aborda temas de crescimento pessoal, relações familiares e amorosas, doença e perda, além da importância de superar desafios com apoio mútuo e amor.
A frase acima foi escrita nesta obra e é uma mensagem de esperança ativa, mostrando que, independentemente das circunstâncias difíceis, manter-se ocupado pode ajudar a superar os desafios. Sendo uma fase curta e simples, pode ter um impacto profundo e motivar a reflexão sobre alguns tópicos, como:
- Manter a esperança é fundamental para impulsionar a vida;
- Cada passo do dia a dia e a intenção com que dirijo a(s) minha(s) atividade(s) são importantes para construir a esperança;
- "Ocupar-me" antes de "Pré-ocupar-me" pode ser um bom antídoto para o pessimismo ou mesmo para pensamentos mais ansiosos;
- A predisposição e atitude positiva pode influenciar o nosso percurso;
- O trabalho é um valor fundamental para nos manter saudáveis e esperançoso;
- Esperar e cultivar a paciência pode desempenhar um papel importante nos progressos da vida.
- A mensagem de resiliência é universal e atemporal, ressoando com muitas pessoas em diversas situações. Aplica-se a cada um de nós, tem relação direta com os nossos hábitos quotidianos.
Há frases empoderadoras e inspiradoras que transportam mensagens de esperança e resiliência.
Indubitavelmente, "Hope and Keep Busy" de Louisa May Alcott é uma frase relevante e pertinente que permanece válida ao longo do tempo.
--
Comments