top of page

Acompanhamento da Gravidez e Primeira Infância

Atualizado: 12 de set. de 2020

A gravidez é um acontecimento marcante na vida da mulher e no seio familiar.

É uma transição desenvolvimental que envolve uma reorganização a vários níveis: biológico, cognitivo, emocional, relacional e social. A transformação da relação da mulher com o corpo, com o seu self, e com as pessoas significativas, assim com a construção da identidade materna e da relação mãe-bebé são alguns dos marcos que definem esta transição.


A intervenção psicológica e o apoio na gravidez podem ser muito benéficas para apoiar nesta fase de mudança, reorganização e transformação, tendo um impacto positivo e significativo na vivência de uma maternidade saudável, prevenção de várias complicações pós-parto, construção da relação e desenvolvimento do bebé.

Com 10 anos de experiência no acompanhamento de grávidas e famílias multidesafiadas, com paixão pelas diferentes viagens que a descoberta e conhecimento de um bebé acarreta, acredito que o apoio nesta fase é estruturante para o bem estar psicológico e relacional das famílias. A qualidade do relacionamento entre os cuidadores e seus filhos são fundamentais para o desenvolvimento efetivo das funções e capacidade cerebral das crianças e para a reorganização do sistema familiar.

Neste tempo de pandemia, em que o Mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) torna-se cada vez mais realidade na vida das famílias, empresas e organizações, o apoio psicológico é um fator protetor. A confiança e segurança que podem ser obtidas logo num momento inicial na vinculação do bebé-família são motores essenciais da vida.

Neste sentido, os psicólogos/as ou outros profissionais de saúde, como elementos securizantes, têm um papel cada vez mais essencial, nomeadamente nesta fase de transição e primeira infância.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page