Abrir Horizontes



No mês de Agosto é habitual haver rotinas diferentes, é um tempo privilegiado quando é possível usufruí-lo e dar esse sentido.

Para quem trabalha, pode haver duas perspetivas: acumulação de trabalho e substituição de colegas ou mais leveza e calma. Nalguns locais, está tudo a meio gás, noutros é o pico do trabalho, stress ou de “casa cheia”. Neste mês, há quem tenha férias obrigatórias, quem prefira trabalhar ou os que esperam ansiosamente pela(s) sua(s) semana(s) de férias.

Pode ser um tempo de ócio ou logísticas mais intensas, de reunir a família e amigos, conhecer novas pessoas, aproveitar para viajar, ir à praia ou às termas, tomar banhos de rio ou subir a montanha, ler um bom livro, fazer uma peregrinação, tempo de festas nas aldeias ou de silêncio e paz…

No final do dia, ver o pôr do sol ou à noite olhar as estrelas, está ao alcance de todos.

Por ser um tempo tão diferente para cada um, importa ajustar bem as expectativas. Por um lado, expectativas exageradas podem causar frustração, ansiedade, por vezes, inseguranças e dor, por outro lado, baixas expectativas podem levar ao não investimento e à falta de concretização e menos esperança.

Para gerir expectativas, pode ser útil:


1. Planear os seus objetivos e sonhar realizá-los ou mesmo superá-los, pensando sempre que podem não se concretizar;


2. Cuidar das relações, ter em conta a individualidade do outro e respeitar, não sendo responsável pelas atitudes e comportamentos do outro, nem esperando deles que não falhem ou que tenham capacidade de se ajustar;


3. Ser resiliente, aproveitar o dia a dia, ultrapassando falhas e imprevistos e aprender com os erros;


4. Equilibrar as nossas emoções, não deixando que o medo paralise.


Desejar presenciar um acontecimento positivo ou ajudar alguém, trabalhar em prol de uma causa, fazer viagens ao nível interior ou exterior, faz com que, abrir horizontes, neste tempo de verão, possa levar a oportunidades a não desperdiçar, sabendo que na simplicidade do dia a dia e rotinas ajustadas se faz caminho.


#simplicidade #verão #trabalho #descanso #gestãodeexpectativas.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo