top of page

Abraçar a Incerteza Positiva e o Sonho.

Um certo grau de incerteza nas nossas decisões e na construção de um projeto de vida é inerente, está e estará presente. Já em 1989, Gelatt tinha proposto uma nova estratégia de tomada de posição para melhor se lidar com a imprevisibilidade, ambiguidade e mudança e aceitar de forma positiva a incerteza, utilizando meios não racionais e intuitivos no pensamento e escolha, apelidando-a de incerteza positiva. Numa época de mudanças rápidas e acentuadas, abraçar a incerteza positiva, compreender o impacto da instabilidade e da incerteza, diminuindo o impacto negativo, pode ajudar os jovens e profissionais a sentirem menos angústia nas suas decisões, maximizando o potencial de crescimento pessoal, profissional e organizacional.  


A frase de Vicent van Gogh “ Não tenho a certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar”  remete para a necessidade de se acreditar no sonho mesmo numa realidade pouco previsível e em mudança. Somos assim transportados para um universo mais longínquo, onde a visão das estrelas/sonhar/acreditar pode fazer recuar os nossos medos e ajudar a restabelecer novas metas.


É importante estimular a imaginação e criatividade, nomeadamente em ambientes complexos e dinâmicos de modo a aumentar o pensamento flexível e a reorganização de sistemas. Neste sentido, o sonho é uma força motriz de transcender barreiras, obstáculos ambientais e sociopolíticos, sendo muito importante para o desenvolvimento pessoal e vocacional.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Livre

bottom of page