top of page

Orient'Arte -Projeto Psicoeducativo de Construção Pessoal e Vocacacional com recurso ao Cinema


Faz hoje 5 anos defendi o Doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação com a tese Orient’Arte – Projeto Psicoeducativo de Construção Pessoal e Vocacional com recurso ao Cinema!


Este trabalho de investigação pretende ser uma abordagem aprofundada e atual sobre a relação entre a Psicologia Vocacional e o Cinema, propondo um diálogo interdisciplinar que seja palco de (re)construção de sentidos ou de novos significados numa fase tão crucial de construção da identidade como a adolescência.


As abordagens ecológicas, desenvolvimentistas e construtivistas estão subjacentes às opções do presente projeto de investigação, assim como a perspetiva cognitivista das artes de Nelson Goodman (Goodman, 1968, 1978).


Concretamente, pretendeu-se construir, implementar e avaliar um projeto psicoeducativo de construção pessoal e vocacional denominado “Orient’Arte”, procurando compreender em que medida o recurso ao cinema promove o desenvolvimento psicológico global e qual o valor acrescentado que pode trazer à mudança psicológico-desenvolvimental.


Optou-se por uma abordagem mista, sendo que a investigação integra métodos de recolha e de análise de dados quantitativos e qualitativos. O desenho do estudo é quase-experimental com dois grupos de intervenção e um grupo de controlo, com medidas pré e pós-teste.


A amostra é constituída por 202 participantes de idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos (M=13.22, DP=0.59) do 8º ano de três escolas da Área Metropolitana do Porto. A principal diferença nas condições experimentais dos grupos é a utilização de estratégias de visualização e debate de filmes e de experiência da criação de uma produção cinematográfica.


Os resultados revelam que a intervenção de orientação vocacional sem cinema produziu mais efeitos ao nível do desenvolvimento crítico e criativo e a intervenção com cinema produziu mais efeitos ao nível do desenvolvimento vocacional.


Demonstra-se a complementaridade entre a Psicologia Vocacional e o Cinema, as suas comunalidades e potencialidades ao nível do desenvolvimento psicológico global.


Quem quiser pode saber mais! 😊




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page