top of page

Laço emocional



O laço emocional e o significado que os cuidadores atribuem às diversas ocorrências que acontecem no contexto da relação/interação, consolida o desenvolvimento da criança.

Pode haver regressões, o que segundo o Modelo Touchpoints (Brazelton), numa perspetiva desenvolvimental, é esperado. Esta abordagem reconhece que há tempos previsíveis de desorganização da criança, que podem causar desorganização na família.

O excesso ou insatisfação no trabalho dos pais/cuidadores, a falta de rotinas e de estimulação da criança (que passa, algumas vezes, muito tempo com meios digitais), contribui para uma maior desorganização. Muitas vezes, é importante a mudança de algumas rotinas no dia a dia e reforço positivo, para que as crianças interiorizem um sentimento de competência.

A desorganização leva a uma maior consciência dos pais de que o processo é constituído por tentativa e erro, sendo necessário procurar oportunidades para apoiar a mestria, entre as forças dos pais, e o desejo de fazer bem ao filho.

Em conjunto (com a escola, pais, amigos ou técnicos especializados), pode ser necessário mobilizar diferentes recursos que potenciem o desenvolvimento da criança. Se necessitar de mais informações ligue +351 939371354 ou consulte o site www.sofiasantosrodrigues.com.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page