Sofia Rodrigues

31 de jan de 20212 min

Luto: Sentimentos manifestados

“Somente as pessoas capazes de amar profundamente podem também sofrer uma grande desilusão, mas esta mesma necessidade de amar serve para neutralizar seu luto e curá-las. (Tolstoy)

São manifestações de um Luto normal sentimentos como (resumo retirado de Worden, 1983):

Tristeza – o sentimento mais comum encontrado no luto, não é necessariamente manifestado pelo choro, mas este frequentemente ocorre.

Raiva- esta pode tem duas origens: 1) De um sentimento de frustração de que não havia nada que a pessoa pudesse fazer para evitar a morte; 2) de um tipo de vivência regressiva que ocorre depois da morte de alguém próximo – muitas vezes sentir-se desamparado, incapaz de existir sem a pessoa.

Culpa e Auto-recriminação – exemplos: culpa por não ser suficientemente amoroso, por não ter levado a pessoa a tempo do hospital, etc..

Ansiedade - que pode variar desde uma leve sensação de insegurança a um forte ataque de pânico, e quanto mais intensa e persistente for a ansiedade, mais ela sugere uma reação de luto patológico.

Solidão – frequentemente expresso pelos que perderam um conjugue ou alguém próximo do dia a dia.

Fadiga - Às vezes é sentido por alguns como apatia ou indiferença. Um alto nível de fadiga pode ser tão surpreendente como causador de stress para a pessoa que normalmente é ativa…

Entre outros sentimentos normais no luto, estão os sentimentos de fadiga, desamparo, choque, etc....

O bloqueio de sentimentos pode ser muitas vezes uma defesa contra, o que de outra forma, seria uma dolorosa sobrecarga e pode ser também uma reação normal...

Estes sentimentos são normais no luto, no entanto, quando existem por períodos de tempo anormais e de excessiva intensidade podem prever uma reação de luto complicada.

Se sentir necessidade de apoio psicológico, contacte-nos para +351 939371354.

#luto #sentimentos #tristeza #raiva #culpa #ansiedade #solidão #fadiga

Worden, J. W. (1983). Grief counseling and grief therapy: A handbook for the mental health practitioner (5th ed.). London and New York: Tavistock Publications

    80
    1