top of page
Foto do escritorSofia Rodrigues

Quero, ficar sempre estudante, P'ra eternizar A ilusão de um instante (excerto da canção Amores de Estudante).

Atualizado: 26 de nov.




Entrar no Ensino Superior pode ser sentido como um enorme choque, mesmo que seja uma ilusão de um instante. Tal como os amores de um estudante: frágeis ondas do mar, que os ventos logo varreram.


Esta transição envolve muitas mudanças, como a inserção num novo contexto social, o convívio com pessoas oriundas de diferentes locais, a deslocação para uma nova cidade e/ou a adaptação a um ambiente académico mais exigente, frequentemente sem as habituais redes de apoio.


No plano académico, os estudantes enfrentam a especialização em áreas mais específicas, o que exige um esforço acrescido de adaptação e gestão de tempo.  A nível social, deparam-se com um ambiente diversificado, onde é necessário construir novas relações e equilibrar diferentes papéis sociais. 


Cada um de nós, com ideias e necessidades distintas, procura encontrar um sentido e alinhar as suas escolhas pessoais e profissionais. Esta fase pode ser altamente enriquecedora, tornando-se ainda mais positiva se existirem espaços onde os estudantes se sintam acolhidos e possam partilhar as suas dificuldades.


Por outro lado, esta etapa pode trazer muitas situações inesperadas com desafios psicológicos significativos, tais como:

  • Estados agravados de depressão

  • Ataques de ansiedade 

  • Surtos psicóticos (em casos mais graves). 


Estes problemas podem surgir devido a múltiplos tipos de pressão: pressão interna,  pressão dos pares, pressão social, pressão para obter resultados… 


A necessidade de mudar o estilo de vida, mudar métodos de trabalho ou tomar decisões importantes para o futuro, aliada tantas vezes à falta de direção e sentido, pode conduzir a uma sobrecarga emocional.

Esta sobrecarga, por vezes, torna inevitável a procura de ajuda. 


É urgente investir na saúde mental no Ensino Superior, no desenvolvimento de redes de suporte e autorregulação emocional com vista a atenuar o impacto desta transição.


Se precisar de ajuda, não hesite em contactar através do site  www.sofiasantosrodrigues.com.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LET IT BE

Comments


bottom of page