top of page

Obrigada, Professor Joaquim Luís Coimbra!







O Prof. Joaquim Luís Coimbra era uma pessoa gentil, generosa e entusiasmada com a vida, amante do conhecimento científico, procurando sempre, numa busca incessante, diferentes prismas sobre a realidade e a compreensão da essência humana. A ele devo-lhe a minha profunda crença no desenvolvimento humano, numa abordagem integracionista e construtivista, na conjugação de saberes como a filosofia, a psicologia, a psicanálise, a orientação vocacional, a educação, na interface entre a ciência e a arte, quer seja o cinema, a dança, a música ou outras.


Foi o professor que iluminou, com o seu saber, a vida de muitos alunos. Com propostas inovadoras e ecléticas, fazia questão, desde um primeiro momento, de nos tratar por colegas. Apostou em mim, no meu trabalho, com visão e muita sabedoria. Professor na Licenciatura de Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, mais tarde, foi meu orientador de Mestrado e de Doutoramento.

Hoje, tenho de estar grata. Ficam-me boas memórias, as horas de reflexão, de aprendizagem, as horas de viagem para congressos e uma viagem em particular em que ouvimos Chico Buarque "em loop". Uma hora de reunião era equivalente a três meses de pesquisa e aprofundamento. Piaget, Freud, Erikson, Selman, Kohlberg, Kegan, Goodman, Vygotsky, Law, Deleuze, Ellias, Campos, Gonçalves, Menezes: eram tantas, mas tantas referências… Todas as leituras de que falava mostravam um profundo conhecimento e relação entre saberes, métodos e estratégias.


Fui reler o meu agradecimento na tese de doutoramento: “Ao Professor Doutor Joaquim Luís Coimbra, orientador desta tese, pelo exemplo de professor, pelo brilhantismo intelectual que admiro imenso, cujas reflexões e ensinamentos me inspiraram e moldaram a construção da minha identidade profissional, promovendo o meu crescimento pessoal e autonomia, fazendo-me acreditar na realização deste projeto, o meu profundo obrigada.”.

Ao longo do caminho, não caminhamos sós, precisamos uns dos outros. Há pessoas especiais, que acreditam em nós; há pessoas que iluminam as outras e o Prof. Joaquim Luís Coimbra passou pela minha vida sempre com uma palavra amiga e de incentivo que, hoje, mais do que nunca, lhe agradeço.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page