top of page

O que são funções executivas?



O que são funções executivas?


As funções executivas são um conjunto de habilidades cognitivas necessárias para controlar e autorregular o comportamento e as aprendizagens. São fundamentais para ajudar a realizar tarefas complexas, tomar decisões e resolver problemas.


Podem assemelhar-se a um maestro (do nosso cérebro) que tenta potencializar e unir todos os elementos da orquestra de forma a que todos os elementos estejam sintonizados.

Os três principais pilares são:


1) memória de trabalho - designada como a capacidade de manter, armazenar e manipular a informação da mente num curto prazo (ex: recordar um número de telefone antes de o digitar, seguir vários passos de uma instrução);


2) controlo inibitório - capacidade de selecionar e filtrar impulsos, distrações ou pensamentos e manter o foco numa tarefa específica, evitando por vezes comportamentos desnecessários. (ex: gerir um conflito com um colega sem se exaltar, esperar a sua vez de jogar ou de participar);


3) flexibilidade mental - aptidão de ajustar o comportamento de acordo com as necessidades, novas informações, mudança de circunstâncias ou prioridades (ex: mudar de opinião ou ideias, mudar de estratégia).


As fragilidades em funções executivas estão presentes em crianças/jovens com perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações do desenvolvimento, perturbações obsessivo-compulsivas, dificuldades de aprendizagens, quadros neurológicos, entre outros.


#neuropsicologia #funçõesexecutivas #memóriadetrabalho #controloinibitório #flexibilidademental

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page