top of page
Foto do escritorSofia Rodrigues

(IN)DECISÕES DE CARREIRA - GRELHA DE ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS (Kuga&Caldas, 2024)*



O artigo “COMO SE ORIENTAR DIANTE DOS DILEMAS NA CARREIRA: DO ESTADO DA ARTE A UMA FERRAMENTA PRÁTICA” de Livia Kuga e Miguel Caldas (2024) propõe uma grelha de decisão de carreira para que os profissionais se orientem e possam, a partir daí, explorar a sua carreira ou projeto profissional.


De acordo com o artigo, o fenómeno de indecisão de carreira tem vindo a crescer com as mudanças na tecnologia e no mercado de trabalho. Os empregos e profissões estão a mudar, o teletrabalho está a transformar as condições de trabalho, e o aumento de casos de burnout acelerou os pedidos de demissão. Há também outros movimentos que estão a surgir, como a desistência de emprego (great resignation) e/ou silenciosa (quiet quitting), relacionados com transformações na tecnologia e no mundo do trabalho contemporâneo.


Tornam-se, assim, cada vez mais frequentes os dilemas, transições e tomadas de decisões nas carreiras profissionais, seja pela mudança de posto de trabalho num mesmo local, seja pelas oportunidades de troca de emprego na mesma carreira, ou mesmo pelas mudanças de profissão.


A indecisão de carreira pode trazer diminuição do bem-estar, uma vez que há evidências de que está correlacionada com transtornos de saúde mental, como depressão e ansiedade, mesmo antes dessas transformações recentes no mundo do trabalho.


Segundo o artigo, há 5 pilares do modelo cíclico de decisão de carreira que poderão ser aprofundados pelos profissionais:

 

Conhecimento de Si

- Escreva sobre a sua história:

- Quem sou eu e quem estou a tornar-me?

- Onde gostaria de chegar?

- Quais são os meus temas e interesses de vida?

 

Exploração Contínua do Contexto

- Consulte podcasts, livros e conteúdos digitais relacionados com o futuro do trabalho e novas profissões.

- Faça pesquisas de mercado relacionadas com a sua carreira e/ou temas de interesse.

- Leia relatórios económicos relacionados com as tendências no trabalho.

- Participe em congressos e fóruns relacionados com a sua carreira e/ou temas de interesse.

 

Planeamento

- Identifique cenários e possibilidades: pesquise diferentes cenários profissionais, considerando as atividades, os requisitos, a remuneração média, bem como o tempo médio que as pessoas levam para atingir o seu objetivo.

- Pesquise sobre o que o mercado está a exigir para a profissão/carreira escolhida (competências, certificações, experiências prévias, etc.).

- Olhe para a história de pessoas que admira – o que fizeram elas para chegar onde chegaram?

- Desenhe um plano para atingir os seus objetivos, como cursos a realizar e experiências profissionais a adquirir.

- Dimensione quanto isso irá requerer em investimento e quanto tempo levará para realizar.

 

Ação e Rotina

- Tenha clareza das justificações (ligadas ao último planeamento que fez) para a realização das atividades diárias e para lidar com os obstáculos que surgirem. Ou seja, busque motivação (motivos para a ação) para realizar as suas atividades quotidianas.

 

(Re)avaliação

- Revisite o planeamento e compare com o seu momento atual e com os novos requerimentos no contexto: determine se precisa refazer o planeamento e iniciar um novo ciclo ou se há correções a fazer no plano atual.

- Verifique ajustes de rota – há necessidade de mudanças (de cargo, empresa, profissão)?

- Converse com profissionais que tenham carreiras que admira e ouça as suas opiniões e sugestões de carreira.

 

*Post baseado no artigo “COMO SE ORIENTAR DIANTE DOS DILEMAS NA CARREIRA: DO ESTADO DA ARTE A UMA FERRAMENTA PRÁTICA” de Livia Kuga e Miguel Caldas (2024)

*Foto Escultura “El Peine del Viento” de Eduardo Chillida

 

Posts recentes

Ver tudo

Bom Ano 2025!

Comments


bottom of page