A exploração vocacional é um processo desenvolvimental construtivo, refere-se a comportamentos intencionais, (…) relaciona-se com fatores como a curiosidade, a criatividade, o envolvimento e a participação, a orientação para objetivos e a autoconfiança e reflete uma estrutura de funcionamento psicológico flexível e aberta à mudança (Taveira, 2001).
Os profissionais de orientação procuram proporcionar um contexto seguro, de natureza colaborativa, para a exploração vocacional, tendo em conta as diferenças individuais e incentivando processos de motivação mais autónomos.
Experiências como participar em feiras de emprego (e.g. FJC Porto de Emprego 2024 - FEP), explorar diferentes cursos no ensino superior e de centros de investigação (e.g. Mostra de UP 2024, de 11 a 14 de Abril), proporcionar idas aos locais de formação e/ou fazer entrevistas a profissionais devem ser incentivadas em contexto familiar, escolar ou na prática da orientação vocacional.
A exploração vocacional é, sem dúvida, um salto qualitativo na tomada de decisão, uma vez que permite a construção de significados e a criação de oportunidades de reflexão e integração das experiências.
Obrigada, Helena Val e Helena Maia, pela mestria nesta área, que requer uma visão complexa e multidimensional! Um brinde à amizade e a esta paixão pela intervenção vocacional que nos une desde a faculdade.
#feiraemprego #fep #orientaçãovocacional #intervençãovocacional #significado #experiência #mostraup #exploraçãovocacional
FJC Porto de Emprego
FEP Junior Consulting
U.Porto Talento & Carreira
Taveira, M.C. (2001). Exploração vocacional: teoria, investigação e prática. Psychológica, 26, 55-77.
Comentarios