
"There is a crack in everything, that's how the light gets in"
Há uma brecha em tudo, é assim que a luz entra, diz a canção de Leonard Cohen.
Somos frágeis, e muitas vezes uma doença física ou mental vem lembrar-nos disso com mais ênfase.
Mesmo perante as dificuldades que enfrentamos, as nossas falhas, imperfeições, brechas ou momentos de vulnerabilidade, há sempre espaço para um caminho de cura, renovação e transformação.
Na experiência humana, crises ou mesmo alguns traumas são inevitáveis. Muitas vezes, são sentidos como obstáculos intransponíveis, mas também podemos interpretá-los como espaços por onde entra a luz.
As fissuras e dificuldades podem abrir caminho para desenvolvermos uma maior capacidade de superação ou compreensão de nós mesmos.
Apesar do estigma em torno da doença mental, essas brechas não nos definem negativamente.
Acredito que é possível ter uma visão com esperança sobre a saúde mental. Mesmo nos momentos mais duros, existe a possibilidade de encontrar luz e significado, o que é essencial para a promoção da saúde mental e para o caminho de recuperação.
Partilhar essa vulnerabilidade com alguém, seja de forma individual ou em grupo, num espaço seguro, é, sem dúvida, de uma riqueza enorme.
E acreditem: a fragilidade partilhada torna-se uma força.
#diamundialdasaudemental #10deoutubro #saudemental #saudefisica #vulnerabilidade #cura #transformação #fragilidade #dor #sofrimento #obstáculos #crack #leonardcohen
Foto de Unsplash: Museu Judaico em Berlim, Alemanha.
Comments