top of page

Dia Internacional do Riso- "Uma risada por dia não sabe o bem que lhe fazia"



O sorriso é das primeiras linguagens não verbais que aprendemos. É usado para comunicar sentimentos positivos, calorosos e pode ser uma excelente ferramenta para lidar com situações de stress.


Pode estimular o desenvolvimento pessoal e autoconfiança.


Aprender a sorrir e a rir mais pode ser um antídoto contra o stress, pensamentos negativos, dissipar emoções como a raiva, atenuar a dor e libertar de estados de ansiedade, depressão e aliviar alguns sintomas de doenças crónicas.


Hoje é o Dia Internacional do Riso! E, por isso, é um bom dia para recomeçar a praticar, mesmo que seja sozinho.  Rir a sós pode ser a qualquer altura: rir a fazer limpezas de casa, no duche, no carro, a caminhar...Pode ser difícil soltar uma gargalhada a até constrangedor…mas, ao mesmo tempo, pode ser também muito libertador. Há quem considere mais fácil fazê-lo em grupo e, segundo a teoria dos neurónios-espelho, pode-se rir só por vermos os outros rir, o que é salutar e, por vezes, contagiante.


Os benefícios do riso têm estimulado a investigação científica, podendo provocar mudanças fisiológicas e neuroquímicas, com um impacto substancial na saúde e bem-estar psicológico.


Há práticas que juntam exercícios de respiração com o riso que podem trazer inúmeros benefícios, tendo um médico Madam Kataria fundado um movimento denominada yoga do riso.


Podem elencar-se alguns benefícios (retirado de apostila prática, 2021, organização de Sandro Lobo):


PARA A VIDA PESSOAL:

Eleva o humor em poucos minutos, através da liberação de endorfinas, e mantém os efeitos ao longo do dia inteiro.

 

PARA A SAÚDE:

Diminui os níveis de estresse e fortalece o sistema imunológico, fortalecendo contra as doenças.

 

PARA A VIDA PROFISSIONAL:

Aumenta a oxigenação do corpo e do cérebro, tornando o praticante mais alerta, focado, motivado, criativo e produtivo, aumentando a eficiência, qualquer que seja o trabalho.

 

PARA A VIDA SOCIAL:

Conecta as pessoas e ajuda a criar relações mais profundas e verdadeiras, baseadas na partilha e no cuidado.

 

PARA ENCARAR OS DESAFIOS:

O riso nos fortalece diante das adversidades e ajuda a encarar os altos e baixos da vida com mais RESILIÊNCIA.


 

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page